AndreSurfer

Beyond the News

Dirceu luta por direitos que deveriam ser dado a cada presidiário

O ex-ministro da Casa Civil, José Dirceu, pediu esta semana à Justiça o direito de atualizar seu blog de dentro do presídio da Papuda, em Brasília. De acordo com reportagem do jornal Folha de São Paulo, ele quer também receber revistas e jornais, além de dar entrevistas.

Quase que ao mesmo tempo, seus advogados apresentaram uma nota à imprensa para dizer que ele não aceitará o convite de um investidor para se tornar o gerente de um hotel na Capital brasileira para ganhar 20 mil reais mensais. De acordo com a nota, a notícia estaria sendo usada para denigrir a imagem daqueles que querem ajudá-lo.

José Dirceu quer usar computador dentro de sua cela para escrever em seu blog. Pedido foi negado

José Dirceu quer usar computador dentro de sua cela para escrever em seu blog. Pedido foi negado Photo: Ѕolo via photopin cc

José Dirceu luta por um direito que deveria ser dado a todos os presidiários: liberdade de expressão e informação. Ter acesso livre a revistas, jornais e internet deveria ser uma regra dentro dos presídios, no entanto, a lei é clara e a preocupação justificável. Por questões de segurança, o uso principalmente da internet pelos detentos é limitado. Fato que, na verdade, não limita ninguém de coordernar  crimes de dentro dos presídios. Portanto, esta é uma decisão que deveria ser revista pela Justiça e que um parlamentar poderia muito bem trabalhar em prol. Que tal ligar para o Genoínio?

Esta semana eu comentei aqui sobre a prisão dos mensaleiros e a responsabilidade que eles têm com a população mesmo estando atrás das grades. A experiência deles diretamente com pessoas que vivem esta realidade diariamente, poderia trazer muitas idéias à tona. Uma reforma no sistema prisional brasileiro já deveria ter sido feita há anos, taí uma boa maneira dos políticos presos lutarem por algo que poderá resultar em uma mudança séria e positiva para o país. No entanto, eles continuam a lutar por questões que só beneficiam suas próprias vidas.

Dirceu quer ir trabalhar fora para tentar diminuir sua pena, então por que não chamar a atenção da imprensa e dos investidores e empresários para o fato de que há dentro das cadeias uma grande mão de obra ociosa para ajudar a impulsionar a economia brasileira? Não, ele está preocupado na verdade que ele, somente ele, consiga um emprego.

Ou então, que tal dizer que presos no Brasil não têm acesso à cultura e informação? Que são todos analfabetos digitais e que, como resultado, sairão do “X” despreparados para viver em harmonia com a sociedade do lado de fora. Que tal se ele coloca-se à disposição da direção do presídio para ensinar os presidiários à usar a technologia, à escrever uma carta, uma petição ou um artigo.

Foi o que fez Howard Marks, um notório traficante britânico do País de Gales que foi preso nos Estados Unidos na década de 80 e incentivou muitos detentos a aprender a ler e escrever lecionando gramática dentro da cadeia. Muitas aulas de Howard ajudaram alguns presidiários a melhorar seus argumentos de defesa e enxergar uma luz no fim do túnel. Marks, também conhecido como Mr. Nice, se formou pela universidade de Oxford antes de se tornar uma das pessoas mais procuradas no mundo pela Interpol e FBI.

Mas com Dirceu a coisa é diferente. Auto-proclamado preso político, ele luta por um direito só para ele! E quer que este direito se faça valer mesmo que leis sejam burladas. Sim, porque se o uso de internet dentro dos presídios é ilegal, não é justo que somente uma pessoa lá dentro tenha o privilégio que outros não têm.

A pergunta que fica é: será que Dirceu se tornou tão egoísta só depois que foi preso, ou será que ele sempre trabalhou pelas próprias causas?

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

Information

This entry was posted on December 6, 2013 by in Geral, Português and tagged , , , .
%d bloggers like this: