AndreSurfer

Beyond the News

A cultura brasileira na Copa do Mundo

Segundo uma reportagem publicada hoje no Estadão e assinada pelo jornalista Jotabê Medeiros, a ministra da Cultura, Marta Suplicy, anunciará amanhã, em São Paulo, um pacote de eventos culturais para a Copa do Mundo de futebol que será realizada entre os meses de junho e julho do ano que vem. Ainda de acordo com o artigo, o custo do projeto será em torno de 18,8 milhões de reais.

E eu estou muito curioso para saber o que este pacotão de idéias trará para o público. A ministra teria montado o programa baseado em um outro projeto implementado pelos ingleses durante as Olimpíadas de 2012 em Londres, onde as redes sociais foram usadas para passar mais informações sobre a história e cultura do Reino Unido. Além do mais, foi desta forma que os britânicos conseguiram alavancar o interesse do público por visitas a museus e outros locais históricos da região.

Até aí tudo muito bom, tudo muito bem. Só que, promover cultura em um país que culturalmente não dá o mínimo para a arte, será um tanto quanto desafiador. É claro que a ministra está interessada em promover centros culturais, onde pode-se alavancar dinheiro dos visitantes. Ela, por exemplo, já citou o caso do museu de Brasília. Mas a questão deve ser muito mais abrangente.

Na minha opinião, divulgar a cultura brasileira é mostrar o que mundo “underground” tem feito no Brasil. Que tal falarmos sobre o grafite e como o vandalismo da pichação se tornou uma arte pelo país? Que tal falarmos sobre a nossa origem africana e como isso influenciou a invenção de comidas como a feijoada ou, mais recentemente, o crescimento da música rap nos anos 80 e 90 iniciada, em sua grande maioria, por negros e pobres da periferia? Que tal falarmos sobre a Zona Franca de Manaus? Que tal expormos o trabalho de artesões do sertão nordestino com respeito?

Mas provavelmente falaremos sobre o MASP ou a Bienal do Anhembi em São Paulo e, como já citado, o museu de Brasília. E assim vai! Mostraremos nossas “riquezas” e tentaremos competir com o que é visto fora do “país”. Mais uma vez teremos o “padrão FIFA” de eventos culturais, deixando de lado nossa realidade mais dolorosa.

Quem precisa de eventos culturais é o povo brasileiro, o mesmo que gosta de levar vantagem em tudo. Aquele que quando se vê encostado na parede solta um “relaxa e goza”. Cultura não é tão somente uma obra de arte, um quadro bem pintado, cultura é atitude! Atitude esta que fez pessoas de classes menos favorecidas crescerem na vida mesmo quando o governo não criou oportunidades para elas. Cultura não pode ser discutida sem se debater a atitude do povo! Cultura e atitude juntas libertam, transformam, movem montanhas.

Infelizmente a cultura brasileira ainda passa por um processo de compreensão de sí própria. Tem samba, tem carnaval, tem futebol, mas tem também violência, trabalho escravo, desrespeito aos direitos humanos, etc. Tem o famoso “jeitinho para tudo”, a catimba, o jogo de idéias! E isso se reflete no dia-a-dia. As pessoas vão às ruas para se manifestar contra o governo corrupto, mas chega em casa contando vantagem por ter molhado a mão de um guarda de trânsito para evitar uma multa, ou por ter chegado à casa de praia mais rápido do que os outros fazendo ultrapassagens pelo acostamento.

Portanto, embora seja válida a idéia de criar um pacote de eventos culturais para a Copa do Mundo, esperamos que a ministra também traga projetos a longo prazo para o próprio povo brasileiro, para os estudantes das precárias escolas públicas, para os adultos que se acham acima do bem e do mal; enfim, para que o país cresça e avance como uma nação e não simplesmente faça um “pé de meia” com os recursos oriúndos de visitantes estrangeiros durante 1 mês de farra.

 

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

Information

This entry was posted on August 8, 2013 by in Geral, Português and tagged , , , .
%d bloggers like this: