AndreSurfer

Beyond the News

Bomba para os usuários de transporte público e helicóptero para o Gugu

Os desfechos das manifestações diárias contra o aumento da tarifa de ônibus em São Paulo estão se tornando cada vez mais absurdas. Ambos os lados estão ficando fora de controle e talvez não demore muito para a cidade chegar ao ponto que hoje a cidade de Istambul, na Turquia, se encontra, onde já teve até mortes. E o paradoxo maior é que enquanto a população tem de pagar extra para ir ao trabalho, Gugu acaba de ganhar um helicóptero novinho em folha para trafegar pela cidade. Aí ficou fácil!

Enquanto uns vão de ônibus caro outros vão de helicóptero de graça Foto: Ian Britton, www.freefoto.com

Enquanto uns vão de ônibus caro outros vão de helicóptero de graça Foto: Ian Britton, http://www.freefoto.com

Nada contra quem faz dinheiro, vivemos em um mundo capitalista e cada um tem o direito de pagar o que quiser pelo seu funcionário. Entretanto, acho um exagero alguém ter o direito de receber uma indenização de 100 milhões de reais, é tanto dinheiro que nem consigo imaginar o que poderia ser feito com tudo isso. Mas Gugu é um cara legal e entrou em comum acordo com a Record para receber o Águia Dourada como forma de pagamento pela sua rescisão de contrato com a emissora.

Este paradoxo que o Brasil vive é muito difícil de entender. Não é possível que essa desigualdade social perdure em um país com tanta cultura e riquezas naturais. A moda agora é dar bolsa-auxílio para todo mundo, mas na hora de dialogar fecha-se portas e janelas e aponta-se armas contra a sociedade. A polícia como sempre se defende com o bordão: “estamos aqui cumprindo ordem”, enquanto que ao mesmo tempo aqueles que foram eleitos pelo povo estão sentados confortavelmente e covardemente em seus escritórios. Eles sujam suas próprias mãos sem nem mesmo tocar na carne.

Compreendo que muitos atos dos manifestantes são invasivos e ilegais. Mas isso não tira do governo a responsabilidade de dialogar com a sociedade – ou a mesma deveria ficar calada a cada aumento de tarifa? O transporte público em São Paulo há anos é um problema. Durante a década de 90 incentivou-se muito mais a diminuição de impostos para a compra de carro 0km do que a construção de linhas de metrô, ônibus etc. E agora, é claro, quem deve pagar a conta é a população.

Ou seja, tanto governo do Estado quanto Prefeitura são responsáveis por essas cenas lamentáveis que vemos na mídia. É fácil controlar um punhado de pessoas e dialogar com elas, mas quando este grupo ultrapassa a marca de 1000, a situação começa a ficar fora de controle. O governo perdeu a chance de dialogar no começo dos protestos e agora o negócio é mandar bomba para calar a todos, tanto aqueles que agem de forma pacífica quanto os vândalos. Em outras palavras, ou a prefeitura desce ao asfalto agora e negocia com a sociedade ou não vai demorar muito para ver gente morrendo. Alguém tem de agir com complacência e não podemos esperar disso de uma multidão, mas sim dos que foram eleitos pelo povo para dirigir uma cidade, estado ou o país.

No fim das comtas, ninguém está reinvindicando vale-helicóptero à ninguém, pois se este fosse o caso talvez o benefício seria entregue rapidamente e sem violência.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

Information

This entry was posted on June 12, 2013 by in Geral, Português.
%d bloggers like this: