AndreSurfer

Beyond the News

Futebol como “carro-chefe”

Lembro que quando mudei para a Austrália em 2005 senti pela primeira vez como o futebol brasileiro tem força no mundo. Naquela época, ninguém colocava o Brasil como uma potência econômica e ao dizer: I’m Brazilian, a primeira reação das pessoas era a de me relacionar com o principal esporte na terra de “Ronaldo e Ronaldinho”.

 

No geral, estrangeiros acham que qualquer brasileiro joga bola tão bem quanto Pelé Photo: Andre M. Pinto

No geral, estrangeiros acham que qualquer brasileiro joga bola tão bem quanto Pelé                                                     Photo: Andre M. Pinto

Alguns meses depois a grande surpresa vinha à tona: Brasil e Austrália foram sorteados a participar do mesmo grupo na Copa do Mundo da Alemanha de 2006. A vitória apertada do Brasil assisti dentro de um dos mais famosos pubs de Bondi Beach, in Sydney, ao lado de outros brasileiros e rodeado por australianos, incluíndo a Melody, minha amiga com quem dividíamos um apartamento na região.

O ambiente era de festa e descontração. Os australianos estavam felizes por venderem caro a vitória para os atuais campeões mundiais, enquanto que os brasileiros estavam felizes por guarantir a classificação antecipada às oitavas de final. Mas mal sabia eu que o pior ainda estava por vir…

Depois da amarga derrota para a França na quartas de final do torneio por 1 a 0, sabíamos que aquela geração que nos encheu de orgulho na Copa de 2002 não seria vista jogando junta novamente. As principais estrelas: Ronaldo, Rivaldo, Cafu e Roberto Carlos tinham sua aposentadoria da seleção quase que como certa. Outros, como Ronaldinho Gaúcho e Dida, estavam na corda bamba devido ao desempenho abaixo do esperado no mundial.

Com tempo as expectativas foram tomando forma e embora alguns “gladiadores” conseguiram aguentar o tranco por mais tempo, a entrada de Dunga no comando da equipe nacional deixava claro que aquela era a hora da renovação!

Deixando de lado os erros e acertos do novo técnico (afinal de contas ele ganhou títulos importantes e levou o Brasil à Copa de 2010), para mim a grande decepção foi ver a não renovação do nosso futebol, principalmente aquele que é “jogado” fora das 4 linhas.

Entre as Copas da Alemanha e da África do Sul eu me mudei da Austrália para a Europa e percebi que por aqui o futebol brasileiro está caindo em descrédito. É claro que todos sabem do potencial do Brasil, o qual talvez seja o único país no mundo que pode se dar ao luxo de montar 2 seleções com titulares e reservas capazes de ganhar uma Copa. Mas o problema mesmo está fora de campo!

O Campeonato Brasileiro é totalmente ignorado! O único time famoso por aqui é mesmo o Santos de Pelé, e mesmo assim quase ninguém sabe as cores do clube. Alguns inglêses, principalmente torcedores do Liverpool, lembram do São Paulo devido ao Mundial de Clubes de 2005. “They had a good keeper. What was his name?”. Eles mal sabem que Rogério Ceni continua jogando, embora tenham ouvido falar de seus 100 gols.

Outros lembram do Internacional de Porto Alegre, o nome é mais fácil de pronunciar e há quem o confunda com Internazionale de Milan. Vasco, Palmeiras e Flamengo também são ouvidos em algumas conversas aqui e alí. Mas, assim como os outros times brasileiros, não são respeitados na Europa. Portanto, se você torce para qualquer um dos times acima citados, não fique feliz pela menção. Pelo contrário, sinta-se constrangido!

Isto porque o Futebol Pentacampeão Mundial não tem nenhum valor fora do país. São poucos os que sabem o que acontece nos campeonatos disputados no Brasil, como: Estadual, Copa do Brasil e Brasileirão. Em abril de 2010, um amigo inglês torcedor do Chelsea veio sorrindo em minha direção para dizer que o Santos havia sido Campeão Brasileiro com Robinho e um “tal” de Neymar, que poderia se mudar para o seu time. E pra explicar que o Santos foi campeão Estadual? Bem, deixa pra lá.

A capacidade de citar o nome de três times brasileiros em menos de 10 segundos está limitada à um punhado de pessoas que não somente amam o futebol, mas que também se esforçam muito para ler e estudar o que acontece no Brasil.

O Futebol Pentacampeão Mundial é tão ignorado que nomes como Neymar e Ganso só vieram à tona na Europa em 2011. Talvez mais pelo belo corte de cabelo de Neymar do que pelo grande futebol que joga, pois até agora o grande público só o viu figurando em capas de jornais ou assistiram alguns de seus lances no YouTube.

Isso é triste, muito triste. O Futebol Pentacampeão Mundial está agora na mídia européia devido aos escândalos envolvendo o presidente da CBF Ricardo Teixeira e o ex-presidente da FIFA João Havelange. Ao chegar em uma roda de bar por aqui não sou mais questionado com relação ao que aconteceu no Brasileirão no fim de semana. Todos querem saber se teremos Copa no Brasil. Constragindo, digo que sim e que isso já foi confirmado há muitos anos. Mas então por que não temos estádios? Tem gente que compara a organização da Copa no Brasil com a da África do Sul. Devo aceitar essa como um elogio?

A cada dia que passa o Futebol, esporte “carro-chefe” do Brasil no mundo, vai se tornando algo para se envorgonhar e não para se orgulhar. Mas no fundo eu tenho o sentimento que muitos no Brasil gostam do esteriótipo de “cão abandonado”. Ou melhor, muitos adoram se fazer de otários. A Copa do Mundo no Brasil é uma vergonha mundial! Dentro do país então nem se fala. E muita gente achando isso bonito, batendo no peito ao dizer que iremos sediar uma Copa, que o país está crescendo, que estamos sendo respeitados no mundo. Engano!

Eu posso até estar errado (e torço que esteja mesmo), mas infelizmente vejo o “País do Futebol” seguir o mesmo caminho do “País das Olimpiadas”…

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

Information

This entry was posted on July 13, 2011 by in Esportes, Português.
%d bloggers like this: